Sábado, 17 de Maio de 2025

Logo
Logo
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025
POR: Equipe Valle
Policia Civil cumpre 111 medidas judiciais contra o crime organizado
Policia

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Itumbiara – 6ª DRP, com apoio das 6ª, 8ª, 9ª e 19ª Delegacias Regionais da PCGO, além das Polícias Civis de São Paulo e Minas Gerais, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Palíndromo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual responsável por abastecer traficantes de drogas em Itumbiara e região.

 

As investigações, conduzidas pelo Genarc – 6ª DRP ao longo de aproximadamente um ano, identificaram uma estrutura criminosa em atuação desde 2022, com elevado grau de sofisticação e divisão de tarefas. O grupo era responsável pelo envio, transporte, armazenamento e distribuição de drogas no sul do Estado de Goiás, além da lavagem de dinheiro oriundo da atividade ilícita.

 

Estima-se que a organização tenha movimentado mais de R$ 5 milhões com a comercialização de entorpecentes nos últimos anos.

 

Durante as apurações, foi constatada ainda a existência de um núcleo de informantes encarregado de alertar os envolvidos sobre ações policiais, contribuindo para evitar flagrantes e dificultar a atuação das forças de segurança.

 

Os mandados judiciais, expedidos pela 1ª Vara das Garantias de Goiânia após parecer favorável do Ministério Público de Goiás, foram cumpridos nas cidades de Itumbiara/GO, Uberlândia/MG, Centralina/MG, Suzano/SP, Itaquaquecetuba/SP e Ferraz de Vasconcelos/SP. A operação resultou na prisão de 20 investigados, apreensão de um adolescente e quatro prisões em flagrante, além da apreensão de drogas e munições, sequestro de veículos e bloqueio de valores ligados ao tráfico de drogas.

 

Participaram da operação cerca de 130 policiais civis de Goiás, além de equipes das Polícias Civis de Minas Gerais e São Paulo.

 

As investigações continuam com foco nos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, colaboração como informante, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, com o objetivo de identificar outros envolvidos e garantir a responsabilização criminal de todos os participantes.

Imagens