
A Câmara Municipal de Goiânia, por meio do vereador Cabo Senna (PRD), prestou importante homenagem ao presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Goiás.
O subtenente Gilberto Cândido de Lima foi agraciado com a Medalha e certificado PM Idevandir Antônio da Silva. A honraria foi criada em dezembro de 2023 pelo vereador, por meio da Resolução nº 22.
A medalha em questão é concedida a policiais militares veteranos que tenham prestado relevantes serviços à sociedade goiana. No caso do presidente da ACS, Cabo Senna observou que o dirigente da entidade tem sido um defensor há várias décadas dos direitos e garantias dos militares goianos. “O Gilberto ajudou a conseguir conquistas que hoje fazem com que os militares goianos tenham salários e condições melhores de trabalho, graças a sua luta”, destacou o parlamentar.
O presidente da ACS recebeu a homenagem na sede da associação, que fica no centro de Goiânia e a entrega foi acompanhada por diretores de entidades parceiras da Polícia Militar e da própria ACS. Gilberto Cândido de Lima agradeceu pela honraria que recebeu. “Fico emocionado em receber essa homenagem. Ainda mais por saber que a medalha leva o nome de um valente colega de farda que perdeu a vida em defesa da sociedade goiana. Agradeço muito ao vereador Cabo Senna”, disse após receber a medalha.
A MEDALHA
A medalha e certificado Idevandir Antônio da Silva resultam numa homenagem ao militar que foi morto por assaltantes durante um assalto. O homicídio ocorreu no dia 18 de maio de 2016, numa casa lotérica do setor Santa Rita, região sudoeste de Goiânia. Nessa data, o militar estava à paisana no local, quando dois criminosos entraram armados no estabelecimento e anunciaram um assalto. Com o propósito de proteger o patrimônio e as demais pessoas do comércio, o militar reagiu, entrou em luta corporal com um dos bandidos, que conseguiu tomar sua arma, e feriu letalmente Idevandir da Silva.
Assessoria de Imprensa da ACS
Novembro de 2024