
Em razão da recorrência da violência contra pessoas da terceira idade, foi criado o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.
De acordo com o Estatuto do Idoso, promulgado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, a violência contra idosos se dá com qualquer ação ou omissão que seja praticada em local público ou privado, que leve a morte ou cause algum dano físico ou psicológico a idosos.
A violência contra idosos é um problema sério enfrentado pelo Brasil. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), de janeiro a abril de 2022, houve um registro de 27 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa. Durante o isolamento social, os números aumentaram expressivamente.
Esses números não são ainda maiores porque muitos idosos acabam não realizando a denúncia formal, seja por medo, vergonha ou por não conseguirem.
Ocorre que, na maioria dos casos, a agressão parte de familiares que convivem diariamente com o idoso, isso também dificulta a denúncia.
Com dados extraídos da ONDH, foi possível apurar que houve 132,7 mil violações contra os direitos dos idosos nos 4 primeiros meses deste ano. Esse número só não foi maior que os registrados por violência contra criança.
Pensando em conscientizar as pessoas acerca da prevenção contra a violência cometidas contra pessoas mais velhas, foi criado pelo Governo Federal, o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.
Foi definido, em 2006, 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Uma das medidas realizadas para assegurar a dignidade e o respeito às pessoas com idade igual ou superior s 60 anos, foi a criação da lei federal 10.741.
De acordo com essa lei, a família, a sociedade, a comunidade e o Poder Público são obrigados a efetivar o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, esporte, trabalho, cidadania, liberdade e dignidade da pessoa idosa.
Além disso, essa lei também objetiva trazer paz e harmonia no âmbito familiar e priorizar o atendimento ao idoso.
Envelhecer é um processo natural, contudo ainda é um processo cheio de discriminação e estereótipo que precisam ser combatidos diariamente por todos.
O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Valle Noticias. “Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.
Os leitores do Valle Notícias podem enviar foto junto com reclamações e denúnicias em razão da recorrência da violência contra pessoas da terceira idade de seu bairro, cidade ou região para nossa equipe, através do e-mail: contato@vallenoticias.com.br. ou pelo Whatsapp 062-9629-0978
Veja outras notícias da região no www.vallenoticias.com.br.