Alerta de chuvas intensas com rajadas de vento para cidades goianas durante o mês de fevereiro
Mês de fevereiro pode ter chuvas acima da média e mais intensas em formato de tempestades, segundo o órgão. Combinação de calor com umidade deve favorecer a formação de áreas de instabilidade.
O mês de fevereiro deve começar com chuvas intensas, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Um alerta lançado pelo órgão, que deve valer até o final de semana para todo o estado, prevê ainda rajadas de vento de até 60 km/h.
Segundo o Cimehgo, a combinação de calor com umidade deve favorecer a formação de áreas de instabilidade. Pancadas de chuvas isoladas devem acontecer em várias regiões do estado. O volume de chuvas pode ficar entre 20 e 50 milímetros (mm).
Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 31°C, com umidade relativa do ar entre 40% e 95%. Pancadas de chuva isoladas também devem atingir a capital.
Segundo o boletim do Cimehgo, as regiões sul e central têm previsão de chuvas intensas. No sul, o esperado é de até 20 mm e, no centro, 15 mm. Já no leste de Goiás, o volume de chuvas pode chegar a 25 mm.
André Amorim, coordenador do Cimehgo, explicou que, apesar do El Niño estar perdendo força, as pancadas de chuva mais intensas e irregulares em formato de tempestade devem prevalecer no mês de fevereiro.
"As pancadas de chuva vão continuar vindo nesse formato com rajadas de vento e raios aqui na capital e no interior. A expectativa é de chuvas ligeiramente acima da média no estado", disse André.
Amorim explicou ainda que essas chuvas trazem preocupação porque devem continuar em formato de tempestade.
"As pessoas devem ficar atentas porque as chuvas podem provocar alagamentos, enxurradas e transbordamento de alguns mananciais", disse