
Um jovem, morador de uma pequena cidade do interior do Estado de Goiás, postou em seu instagram uma imagem onde ele aparece com um revólver na cintura.
O Valle Notícias entrou em contato com a polícia responsável pela região que abrange o município, onde o jovem reside, para saber a posição da polícia em relação ao fato. De acordo com a lei, a exposição de armas caracteriza apologia ao crime e, após uma investigação, a polícia pode flagrar o suspeito para que o crime seja registrado.
"O simples fato da pessoa postar foto em posse de arma de fogo, provoca na polícia a necessidade de uma investigação. Se ele for pego com o revolver poderá responder por porte ilegal. Porém, a exposição só caracteriza apologia, que também é uma conduta criminosa, mas, considerado um crime brando de acordo com o Código Penal", destaca.
A apologia ao crime está prevista no artigo 287 do Código Penal, que prevê como ato criminoso, elogiar, exaltar, enaltecer ou ressaltar vantagens do ato ilícito. A detenção estipulada é de 3 a 6 meses. De acordo com a lei a pessoa não é presa, mas responde a um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).