Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 22 de Maio de 2014
POR: Equipe Valle
MP apreende meia tonelada de explosivo de fabricação clandestina em Iaciara
Sem Categoria

Durante perícia ambiental realizada pelo Ministério Público de Goiás no município de Iaciara, na Região Nordeste do Estado, foi apreendida meia tonelada de explosivos de fabricação clandestina em uma indústria de exploração de calcário. A visita de um técnico ao local, solicitada à Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep) pelos promotores Douglas Chegury (Iaciara) e Paulo Brondi (Campos Belos), foi acompanhada pelo perito ambiental Juber Henrique do Amaral.



O explosivo apreendido foi produzido a partir da mistura de nitrato de ureia com outros componentes químicos. O produto, fabricado ilegalmente, tem alto poder destrutivo, já que possui maior sensibilidade à ignição (capacidade de combustão), comparado a outros materiais.



Segundo alegou o responsável pela manipulação do composto químico, este foi criado para ser utilizado na detonação de cargas da pedreira explorada pela indústria de calcário Pirecal, situada na zona rural de Iaciara. Além da meia tonelada do composto já preparado, também foram apreendidos mais 500 quilos de ureia, cuja destinação seria a fabricação de outra carga de explosivos.



Após a apreensão do material, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias e condições de fabricação e armazenamento do explosivo. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia para serem ouvidas, uma delas a responsável pela manipulação do composto químico. (Texto: Cristina Rosa - Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Arquivo da Promotoria de Justiça de Iaciara)