
Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a Prefeitura de Ceres, por meio da Secretaria da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde, realizaram na manhã da última quinta-feira (28) a 4ª Conferência Municipal da Saúde, no Colégio Imaculada Conceição. A cidade de Ceres foi um dos primeiros municípios goianos a realizar a Conferência, mesmo a data limite sendo 15 de julho.
As Conferências de Saúde são espaços democráticos para a construção de uma Política de Saúde eficiente e de qualidade. Prevista na Lei Orgânica do Município, reúne a cada 4 anos representação dos vários segmentos sociais com o objetivo de ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o SUS, visando a construção de uma saúde pública que atenda a todos e todas.
De acordo com a Secretária da Saúde, Janaina Firmino, o município de Ceres mantém em pleno funcionamento seis unidades básicas de saúde, com atendimento médico, odontológico, fornecendo vacinas e atendimento à população. E também o Centro de Referência de Atenção Psicossocial (CAPs), SAMU, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), leitos de UTI, Centro Especializado em Reabilitação e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A cidade desenvolve ainda programas como Rede Cegonha e de atenção à saúde da mulher.
"Nós desenvolvemos em Ceres uma saúde pública que é referência na região do Vale do São Patrício. Os nossos pacientes não precisam ir até Goiânia e ficarem esperando surgir uma vaga para um atendimento ou um exame. Queremos ampliar e melhorar a qualidade de todos os serviços prestados à comunidade. Por isso, investir em saúde é umas das principais preocupações da gestão da prefeita Inês", pontuou.
Durante o evento, a prefeita Inês Brito destacou a importância da realização da Conferência para o melhorar a qualidade da saúde pública de Ceres. "Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde. Por isso, valorizamos esse espaço e garantimos que as discussões aconteçam de forma ampla e transparente, visando deliberações democráticas sobre as políticas públicas de saúde, assegurando melhor qualidade de vida e o bem estar aos ceresinos", destacou.
Participaram do evento, além da prefeita Inês Brito e da Secretária da Saúde, Janaina Firmino; o Presidente da Câmara de Vereadores de Ceres, Dr. Marciliano Antônio Borges; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilsilene Gonçalves; a Gerente Regional de Saúde de São Patrício, Eulália Graça; o padre e administrador da Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Severino e o palestrante do dia, médico especialista em saúde pública, Dr. Fausto Jaime. Diversas autoridades locais, servidores públicos e a sociedade civil organizada, também participaram da Conferência.
Pré-Conferências
Durante os dias 27 a 29 de abril as equipes da saúde realizaram as pré-conferências em seis bairros do município de Ceres - São Francisco, Vila Pedrosa, Jardim Petrópolis, Jardim Ribeiro e Jardim Sorriso, reunindo ao todo mais de 250 pessoas, buscando assim, ouvir os anseios da comunidade e se preparar a 4ª Conferência da Saúde.
No dia 07 de maio, as equipes de saúde se reuniram com a população do espaço rural, no Centro de Referência da Agricultura Familiar (Ceraf). O objetivo da Secretaria e do Conselho de Saúde foi ouvir a população e avaliar a qualidade e o acesso à saúde pública para as pessoas que residem no campo, também em preparação para a Conferência.
Gerência de Comunicação Prefeitura Municipal de Ceres Telefone: (62) 3307-7625