Sábado, 20 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014
POR: Equipe Valle
Promotor quer responsabilizar DNIT por mortes causadas por buracos no trecho de Rialma a Anápolis
Sem Categoria

Há cerca de dois meses, o Ministério Público de Jaraguá oficializou o DNIT pedido de recuperação da BR-153, no trecho entre Rialma a Anápolis com operação tapa buracos. O serviço começou a ser feito e parou, deixando a maior parte desse trecho com enormes crateras, causando diariamente inúmeros acidentes, muitos deles fatais, como o que ocorreu há poucas semanas entre duas carretas, onde a causa do acidente foi um gigantesco buraco na pista. Diante da negligência do DNIT, via Governo Federal, o Ministério Público anunciou uma medida inédita.

 

De acordo com o promotor Everaldo Sebastião de Souza, será pedida a responsabilização da direção do DNIT pelas mortes que ocorrerem no trecho de jurisdição de sua comarca. “Só posso atuar no trecho que compreende o município de Jaraguá. Portanto, qualquer acidente com vítima fatal, em decorrência desses buracos. Na denúncia do inquérito vamos pedir a responsabilização do motorista causador do acidente e como co-responsável a presidência do DNIT em Goiás. Eu já avisei e eles estão bem cientes disso” explica.

 

Por ser uma situação inédita, o promotor Everaldo Sebastião de Souza, ainda não sabe no que poderá resultar juridicamente uma ação dessa natureza. “Mas alguma coisa precisa ser feita, porque essa BR-153 é um dos maiores descasos que testemunhamos na nossa região. Essa rodovia está destruindo famílias e o patrimônio das pessoas” frisa.

 

Negligência- Na tentativa de fazer o DNIT cumprir com suas obrigações, o Ministério Público acionou a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal. Porém, funcionários do DNIT apenas ligaram e prometeram uma operação tapa buracos. “Até agora, fizeram um serviço de péssima qualidade. A falta de manutenção está ocasionando uma série de problemas como queda de barreiras entre outros que já levou a interdição da BR-153” frisa o promotor.

 

Em Goiás, a direção do DNIT diz que não tem autonomia para resolver nenhum problema, tudo eles direcionam para Brasília como uma forma de retardar ainda mais uma solução. “Entendemos que é má vontade do pessoal de Goiânia. Não me passa pela cabeça, que o DNIT de Goiás não tenha pelo menos uns 30 caminhões de massa asfáltica para fazer uma operação nesse trecho” lamenta, Everaldo Sebastião de Souza.

 

Fonte: Folha de Jaraguá.