
Na manha desta terça-feira (25/03) uma Equipe do Valle noticias flagrou funcionários da empresa MDM que tem contrato de prestação de serviços com a prefeitura de Ceres, responsável pela limpeza urbana, se arriscando no serviço de podas na AV. Presidente Vargas. O cena chamou a atenção para a falta de segurança dos trabalhadores, que se arriscam nas podas de grama e de árvores, sem equipamentos de segurança. Qualquer descuido pode provocar um acidente.
Na podagem das gramas os trabalhadores não usam a tela de proteção para evitar que pedras sejam arremessadas em veiculos, pedestres e até mesmo os trabalhadores que estejam circulando pelo local.
PROCEDIMENTOS E RECOMENDAÇÕES
Para a execução de qualquer tarefa com eficiência e segurança, no corte de árvores, abate, corte de troncos em toras, corte de galhos, com a utilização de moto-serras e outros equipamentos para corte e poda, devem-se seguir rigorosamente as recomendações técnicas e de segurança.
Instruções de Segurança.
Somente pessoas autorizadas e devidamente treinadas é que devem executar os serviços de cortes e poda.
Não operar o equipamento sem conhecimento para tal.
Sinalizar convenientemente o local de serviço mediante o uso de barreiras, cordões de isolamento e cones de sinalização.
O servidor que irá efetuar a poda de árvores e das gramas, deverá estar utilizando os equipamentos de proteção individual adequado, os quais se constituem de: luvas, capacete, óculos de segurança ou capacete com protetor facial acoplado, cinturão de segurança ou ETR, protetor auricular e roupas adequadas.