Sábado, 11 de Maio de 2024

Logo
Logo
Sábado, 27 de Abril de 2024
POR: Equipe Valle
Cor da roupa pode atrair ou repelir mosquito da dengue; entenda e veja quais evitar
Saúde
O Brasil vive uma explosão de casos de dengue em 2024, com quase 4 milhões de casos prováveis
 
A cor da roupa que você usa pode ajudar, ou não, na proteção contra o mosquito que transmite a dengue. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Washington —e um artigo sobre o tema foi publicado em 2022 pela Nature Communications.
 

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue em 2024, com quase 4 milhões de casos prováveis.

 

Cheiro atrai mosquitos. O estudo indica que, após detectar um gás que exalamos, o mosquito voa em direção a algumas cores específicas. É o caso do vermelho, laranja, preto e ciano. Cores como verde, roxo e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.

 

Pele humana também emite sinal colorido atrativo. A pele humana, independentemente da pigmentação, emite um “sinal” vermelho-alaranjado para os mosquitos, de acordo com os pesquisadores.

 

“Quando eles [mosquitos] cheiram compostos específicos, como o gás carbônico (CO2) da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um hospedeiro em potencial, e se dirigem a eles”, disse Jeffrey Riffell, professor da Universidade de Washington

 

Estratégia para encontrar hospedeiros. Essas descobertas ajudam os cientistas a explicarem como os mosquitos encontram hospedeiros. E saber quais cores os atraem e quais não pode ajudar a projetar melhores repelentes, armadilhas e outros métodos para mantê-los afastados.

 

Veja outras notícias da região no www.vallenoticias.com.br.