Ainda segundo a Dra., alguns profissionais têm feito os procedimentos totalmente errados por falta de conhecimento e experiência. “Alguns casos não tem a adaptação correta e até sangramento de gengiva. Requer técnica e ciência”, finaliza.
Imagem de lentes de contato que deram errado — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho
Segundo o Dr. Rafael de Almeida, as facetas não podem desequilibrar o sistema fisiológico da boca, e há pacientes que precisam de tratamento antes de colocar as lentes. Ele explica também que há pacientes que já possuem problemas inflamatórios graves, que precisam ser tratados.
"Se houver inflamação em atividade, as facetas são contraindicadas, porque o primeiro passo é o tratamento. Isso tem de estar bem entendido pelo profissional e pelo paciente", destaca o médico.
“Dependendo da extensão da lente, o processo pode se transformar em uma maior gravidade, que é o início da perda de estrutura óssea. Se houver controle da inflamação (periodontite), não há contraindicações da instalação das facetas”, explica Rafael.
O odontólogo ressalta que não foram as facetas que causaram a fatalidade, mas o que pode ter acontecido é uma sequencia de situações. “Se por ventura, houve alguma negligência ou falta de técnica, as soluções seriam locais. Seguramente houveram outros fatores”, disse o Dr. Rafael.
“É compreensível que haja uma relação pela coincidência da execução, é uma sequencia de situações que seguramente levaram à fatalidade”, finaliza o profissional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Y/W/k8qACSTFGATnWwVg59DA/lentes-erradas-2.jpg)
Lentes dentárias que não se adaptaram à boca de paciente Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho