Domingo, 28 de Abril de 2024

Logo
Logo
Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014
POR: Equipe Valle
Pesquisa Grupom/Tribuna: Iris lidera e Vanderlan tem vantagem sobre Marconi
Política

A segunda rodada da pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom avaliou as intenções de voto para o governo do Estado em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás.

No cenário em que se enfrentam os três principais candidatos de 2010, todos pré-candidatos em 2014, o ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera com tranquilidade. Nos outros dois cenários, em que Iris não participa, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) está na frente com pequena vantagem sobre os demais.

No cenário um, Iris Rezende tem 51,5% das intenções de votos. O porcentual é quase o triplo do segundo colocado, Vanderlan Cardoso, que foi apontado como opção por 20% dos aparecidenses. O governador Marconi Perillo aparece na terceira colocação com 17,5% da preferência do eleitorado no município. Do total, 4% dos entrevistados não avaliaram o cenário, enquanto que 7% disseram votar branco ou nulo.

Uma das explicações da liderança folgada de Iris pode ser a lembrança da administração do peemedebista em Goiânia, já que Aparecida é conurbada com a capital. O ex-prefeito deixou a administração goianiense após uma vitória folgada em 2008, no primeiro turno, quando conseguiu quase três quartos dos votos.

O cenário número dois da pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom, Iris é substituído pelo empresário Júnior do Friboi, pré-candidato do PMDB ao governo do Estado. Com Friboi, Vanderlan Cardoso ganha cerca de 16 pontos porcentuais e passa a liderar a disputa com pouco mais de 36% da preferência do eleitorado. Marconi também cresce e chega quase a 32% das intenções de votos na segunda colocação.

Júnior do Friboi aparece na terceira posição com 15,3% da preferência do eleitor de Aparecida. O porcentual de eleitores que não avaliaram a pesquisa, ou que disseram votar branco ou nulo tem uma oscilação positiva neste cenário. A primeira alternativa teve 6% de respostas, enquanto que a segunda quase chegou a casa dos 11%.

Marconi Perillo lidera a pesquisa espontânea

O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a pesquisa espontânea com 12,8% das intenções de votos em Aparecida de Goiânia. O levantamento espontâneo é aquele em que o eleitor dá a sua opção sem que lhe seja fornecido uma cartela, ou lista, de candidatos. Como a resposta é livre, muitas vezes aparecem nomes que até mesmo não podem fazer parte da disputa.

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) é o segundo colocado com 5,8% da preferência do eleitorado da cidade. Iris, até o momento, não se declarou pré-candidato ao governo, apesar de, nos bastidores, não esconder a sua vontade de concorrer, mais uma vez, ao Palácio das Esmeraldas. O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) é o terceiro na pesquisa espontânea com 4% das indicações.

O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), é o quarto na pesquisa espontânea com 3,5% das intenções de voto. Vilela, até o momento, não se colocou na disputa.

Pré-candidato do PMDB ao governo, o empresário Júnior do Friboi (PMDB) aparece com 0,5% das escolhas espontâneas. Antônio Gomide tem 0,3%. A pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom ouviu 400 eleitores da cidade de Aparecida de Goiânia de 28 de janeiro a 7 de fevereiro. (E.S.)

O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB) são os menos rejeitados entre os pré-candidatos do governo do Estado para as eleições de outubro. Ambos são os únicos a terem rejeições abaixo da casa dos 20% em Aparecida de Goiânia. Apenas cerca de 18% dos entrevistados disseram que não votaria de maneira nenhuma em Vanderlan. Já em relação a Iris, este porcentual é de 13,5%.

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o mais rejeitado, segundo os números do instituto Grupom. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que não votam no tucano para um novo mandato. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) também tem rejeição alta em Aparecida, perto dos 33%.

Na casa dos 20% de rejeição estão o empresário Júnior do Friboi (PMDB) e o prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT). Friboi aparece como terceiro mais rejeitado, com 29,8%, enquanto que Gomide tem um porcentual de 25,3%. Os dois apresentam também um alto índice de desconhecimento (leia mais sobre o conhecimento de cada liderança na página 7). Ou seja, no caso dos dois a rejeição pode ser relacionada ao desconhecimento.

Pouco menos de um quinto dos entrevistados disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados e que poderiam votar em qualquer um deles. A pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom tem margem de erro de 4,9 pontos porcentuais e foi registrada no TRE de acordo com a Lei eleitoral.

A pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom ouviu 400 eleitores na cidade de Aparecida de Goiânia entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (GO-00016/2014).

Leia mais no jornal Tribuna do Planalto

 

fonte: Mais Goiás.

Imagens