Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Logo
Logo
Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2015
POR: Equipe Valle
Lavoura Comunitária em Ceres beneficia 76 famílias
Sem Categoria

A Lavoura Comunitária em Ceres já está se preparando para a colheita que promete ser farta esse ano. Na safra 2014/2015 cinco associações do município participaram do edital de seleção pública para o recebimento de insumos para o plantio, beneficiando 76 famílias de agricultores. A expectativa é de uma produção de 100 sacas de 60 quilos por hectare de milho e 40 sacas de 60 quilos por hectare de arroz.

 

As associações de produtores que foram beneficiadas esse ano foram a Gameleira, com 21 hectares de milho; Palmital, com 13 hectares de milho e 6 hectares de arroz; Córrego Fundo, com 10 hectares de milho e 4 hectares de arroz; Fartura, com 12 hectares de milho e 2 hectares de arroz; e Sapé, com 8 hectares de milho. Juntas, essas entidades plantaram uma área de 76 hectares, sendo 64 de milho e 12 de arroz.

 

O gerente de desenvolvimento rural, Eder Moisés Leite Santos, diversas parcerias atuam no desenvolvimento do programa Lavoura Comunitária. "Cada uma delas tem um papel relevante no processo", destaca. Ele explica que a Emater é a responsável pela elaboração e acompanhamento dos projetos e a Seagro pelo fornecimento de insumos, como o adubo, a cobertura e as sementes.

 

Já o Instituto Federal Goiano (IFG) Campus Ceres realizou o empréstimo de equipamentos para plantio e a Prefeitura de Ceres, através da Gerência de Desenvolvimento Rural, foi a responsável pela preparação do solo, plantio, pulverizações de defensivos agrícolas, transporte de insumos até as lavouras, entrega da contrapartida de 2% da produção a OVG e fez o acompanhamento técnico das lavouras.

 

O programa Lavoura Comunitária do governo estadual tem o objetivo de contribuir com a segurança alimentar e nutricional, assegurando o direito de todos ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade. Ele tem como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. 

 

Mais informações:

Thaís Lobo

Assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Ceres

MTB: 3254/GO

Contato: (62)3307-7625

Imagens