
A cidade de Ceres foi invadida por fumaça de um incêndio ocorrido no lixão a céu aberto na tarde desta quarta-feira (23/07). Os moradores atribuem a causa à falta de cuidados do prefeito Rafael Dias Melo (PP) com o destino do lixo doméstico do município.
O vento favorável levou a fumaça para vários bairros de Ceres. O mais castigado o setor aeroporto, que é próximo ao lixão. Segundo os moradores, o lixão a céu aberto, o que permitiu com que o incêndio se alastrasse.
Relatos de moradores dizem que a fumaça tinha cheiro muito desagradável e criminoso.
Todos os anos o Valle Noticias faz Matérias mostrando que o sistema de coleta de lixo do município não tem funcionado. O poder Executivo e poder legislativo de Ceres tem sido omisso e criminoso diante desta grave situação.
Este lixão a céu aberto tem trazido preocupação para moradores de Ceres (GO). O local, a 6 Km do Centro da cidade, foi criado há 30 anos, no local o que se vê são pilhas de resíduos domésticos empilhados. A irregularidade acontece mesmo com uma lei federal, que proíbe a existência de lixões no Brasil.
"Tem dia que não dá nem vontade de olhar para aquele lado. É só lixo", conta, com tristeza, o trabalhador rural Francisco José Da Silva, que mora próximo ao local.
Moradores do setor aeroporto próximo ao Instituto Federal IF Goiano, falam que o lixo se mistura com a paisagem. Eles tem certeza de que tudo está poluído. "A água do Rio Verde está contaminada não serve nem para banho."
José Maria da Silva também anda preocupado. Na terra, que fica a menos de 100 metros do lixão, ele mantém o gado. "A preocupação é esse mau cheiro, trazer doença", diz.
Segundo os moradores, a cerca de 30 anos a área foi adquirida pela prefeitura com uma estrutura para uma cooperativa de recicláveis, mas, em pouco tempo, a situação saiu do controle. O acesso ao aterro, que antes era uma descida, virou um morro para se subir. Estima-se que haja ali uns 8 metros de camadas de terra e lixo.
Proibido em todo pais, lixões ainda são vistos em cidade como Ceres, onde moradores suspeitam qu o churume do lixão cai no Rio Verde, que deságua no Rio das almas onde o reservatório de tratamento da Saneago-Companiha de saneamento de Goiás, faz a captação de água para abastecer as cidades de Ceres e Rialma.
Um empresário que preferiu não se identificar temendo represália por parte do poder executivo que tem uma chácara próxima, já chegou a fazer denúncia junto aos órgãos ambientais. "Está como averiguando e não faz nada ninguém toma iniciativa de nada", reclama.
O prefeito Rafaell Melo, após quase quatro anos de administração Rafaell não tem feito nada no sentido de construir um aterro sanitário e acabar de vez com os problemas do lixão da cidade
Este lixão Também se tornou um criadouro do Aedes Aegypti que transmite varias doenças perigosas com, por exemplo, dengue, febre amarela urbana. O Vale lembrar que o mosquito da dengue é responsável por transmitir outras doenças como o Zika Vírus e Febre Chikungunya. O Aedes Aegypti também é trasmissor da Zica viruss que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre chikungunya. E são ambientes como esses que o mosquito procura para se reproduzir.
O lixão também esta infestado de animais peçonntos como cobras, escorpião, aranhas, ratos e outros ficam no local e acabam entrando nas casas de moradores que moram próximo ao lixão.
Nas fotos tiradas pela reportagem do Valle Noticias é possível ver a quantidade de lixo que fica espalhado em todo terreno que e utilizado pela prefeitura.
Em pouco tempo, alguns vão dizer que é tarde demais, que o Rio Verde e o rio das almas vão estar totalmente poluído, Ceres e Rialma estarão sem água. É gravíssimo o que ocorre vendo os nossos rios sendo degradados por um lixão, por falta de educação/cultura e até mesmo pela ausência de uma fiscalização mais rígida para coibir esses tipos de crimes contra o meio ambiente.
Você também poderá fazer sua denuncia pelo aplicativo de celular WhatsApp do Valle Noticias. A ferramenta está disponibilizada 24 horas por dia pelo número (62) 99629-0978 ou 98550-6289.
Veja outras notícias da região no www.vallenoticias.com.br.
O Valle Noticias é um veículo de comunicação independente com notícias de Ceres, Rialma e do Brasil. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.