Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019
POR: Equipe Valle
Polícia Federal faz operação para combater fraudes no comércio de veículos em Goiás e no DF
Policia

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (17), uma operação para combater fraudes no comércio de veículos em Goiás e no Distrito Federal. Segundo a corporação, um grupo é investigado sob a suspeita de ocultar patrimônio, registrando carros e motos em nome de laranjas, lavando dinheiro por meio da venda de usados.

 

A Operação, chamada de “Cosplay”, foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira. Cerca de 120 policiais cumprem 31 mandados de busca e apreensão em Águas Lindas de Goiás, Valparaiso de Goiás, Brasilia, e em cidades satélites da capital federal, como Braslandia, Ceilandia,Guara, Paranoá, Recanto das das Emas, Riacho Fundo, Sabanbaia e Taguatinga.

   

Além das buscas, são cumpridas duas medidas cautelares de sequestros de veículos e bloqueio administrativo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

O nome “Cosplay”, segundo a Polícia Federal, foi escolhido para se fazer alusão ao termo em língua inglesa que significa a representação de personagem com a utilização do vestuário. A comparação faz referência ao uso de laranjas para ocultar as verdadeiras identidades dos suspeitos.

 

Esquema

A Polícia Federal também quebrou o sigilo bancário e fiscal dos investigados e, durante as investigações, constatou-se a movimentação bancárias em nome de laranjas que, segundo a corporação, cediam seus nomes mediante pagamento, para que fossem utilizados em atividades empresariais fraudulentas.

 

Conforme as investigações, o principal suspeito foi preso em 2017, suspeito de receptação de uma carga de 72 aparelhos de televisão roubados. Segundo a PF, ficou evidente que ele teria envolvimento com o uso de nomes de laranjas para movimentar contas bancárias destes terceiros e, ao mesmo tempo, gerir empresas de fachada.

 

Os envolvidos podem responder pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem dinheiro. Se condenados, podem chegar a até 10 anos presos.