Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Logo
Logo
Sábado, 14 de Julho de 2018
POR: Equipe Valle
Ibope: Caiado lidera pesquisa com 37% de intenção dos votos
Política

Segundo a pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13), o atual senador Ronaldo Caiado (DEM) tem a maioria da intenção de votos para assumir o Governo de Goiás, com 37%. Em segundo lugar está o atual governador, José Eliton (PSDB), com 11%. Logo em seguida, o deputado federal Daniel Vilela (MDB), aparece com 10%.

 

Kátia Maria, candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás, tem 4% das intenções; Edson Braz (Rede) e Weslei Garcia (PSOL) empatam, com 1% cada. Brancos e nulos somam 27% e os que não sabem ou não responderam chegam a 9%. Os números são referentes à pesquisa estimulada, em que os entrevistados têm as opções de nomes em quem votar.

 

Já na pesquisa espontânea, em que são os próprios entrevistados que apontam os nomes dos candidatos,  os números são menores. Caiado aparece com 17%; José Eliton com 4%; Daniel Vilela com 2%. Kátia Maria e Weslei Garcia empatam, com 1%.

 

O nome do candidato da Rede, Edson Braz, não aparece. Já Íris Rezende e Marconi Perillo, que não concorrem ao cargo, são citados com 3% e 1%, respectivamente. Brancos e nulos representam 29% das intenções de voto. E os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder foram 43%.

 

Em relação à rejeição, Ronaldo Caiado também está à frente, com 25%. A menor rejeição foi em relação ao pré-candidato pelo PSOL, Weslei Garcia, com 11%. Apenas 1% separa Daniel Vilela de José Eliton: eles estão com 21% e 20%, respectivamente. Em terceiro lugar aparece Kátia Maria, com 17%; seguida de Edson Braz, com 14%.

 

Outro dado importante que a pesquisa destaca é quantidade de entrevistados que não tem nenhum interesse no processo eleitoral de 2018: 39%. Com nível de interesse médio somou 19% dos entrevistados e com muito interesse no processo eleitoral 18%.

 

A pesquisa do Ibope Inteligência foi contratada pela Associação Pró‐Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial). Foram 812 entrevistas em 39 municípios, entre os dias 07 e 10 de julho de 2018.

 

A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da  amostra. O nível de confiança é de 95%.