Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 12 de Julho de 2018
POR: Equipe Valle
Idosa com filho deficiente e moradores do Setor Jardim Bela Vista em Ceres reclamam de falta de visitas da agentes de saúde há quase dois anos
Policia

Há quase dois anos, a idosa Iraides Cândida Gonçalves de 80 anos e seu filho Roberto Jose Maria de 47 anos, deficiente físico, não tem recebido a visita dos agentes de saúde em casa. Eles moram na Rua 02 no setor Jardim Bela Vista em Ceres e na ficha de controle das visitas, a última foi a quase dois anos.


Outra reclamação é da senhora Luzia Maciel de Lima. Quanto à visita das agentes de saúde. “Tem um tempinho que não ouço falar da visita de agentes de saúde na minha quadra. Nem me lembro qual foi a última visita. E eu sou hipertensa e gosto de receber a visita dos agentes de saúde, porque eles sempre têm uma informação nova sobre isso”, relata.


Já Divina Fernandes Vieira do Nascimento de 58 anos, a reclamação é com a visita de agente de saúde. A dona de casa conta que há quase dois anos, ela não recebe visita dos agentes. “Fico preocupada porque é nesse período que aumenta casos de dengue, zika e chikungunya. Tem muito mosquito nessa época. Infelizmente tem gente que só faz alguma coisa quando os agentes aparecem”, conta.


Uma senhora que preferiu não se identificar que também mora do Setor Jardim Bela Vista alega também não tem recebido visitas de agentes de saúde em sua residência há quase dois anos, a reclamação continua. Uma senhora que mora uma quadra acima verificou que a última visita aconteceu há quase dois anos. 


O agente comunitário de saúde é o responsável por atuar na promoção da prevenção de doenças, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. É a partir do trabalho dele que são traçadas estratégias de prevenção e mapeamento das doenças, identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais.

 

Os agentes de saúde e de endemias trabalham também em contato direto com a população. São os responsáveis pela vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais vigilantes aos focos endêmicos. Além de fazer a vistoria de pente fino em todos os lugares, principalmente, onde há focos de mosquito, são os agentes de endemias que realizam orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e ainda recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, doença de chagas, leishmaniose, febre amarela, zika, chikungunya.