Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Logo
Logo
Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018
POR: Equipe Valle
Promotor chama incêndio no Centro de Internação Provisória de tragédia anunciada
MINISTÉRIO PUBLICO

“Isso aqui era uma tragédia anunciada”, criticou o promotor de justiça Publius Lentulus, coordenador do Centro Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), sobre o incendio ocorrido no Centros Intervenção provisoria (CIP) na manhã desta sexta-feira (25), em Goiânia.

 

O incêndio matou nove menores e deixou um ferido. Os próprios internos teriam iniciado o fogo, segundo informações preliminares da Secretaria Cidadã, que administra o CIP. O CIP deveria abrigar menores infratores à espera de julgamento.

 

No entanto, o promotor explicou que grande parte dos adolescentes do CIP já estavam internados definitivamente no local. “Não é adequado para o fim que se presta. O ambiente adequado é um estabelecimento educacional e não um ambiente militar”, se referiu Publius ao centro que fica no 7º batalhão da Polícia Militar, no setor Jardim América.

 

O CIP não era adequado do ponto de vista físico nem do atendimento, uma vez que não dispunha de médicos e psicólogos. Ainda de acordo com o promotor, havia uma superlotação no CIP. Enquanto a capacidade era de 52 vagas, 80 adolescentes estavam alojados no centro até quarta-feira (23).