Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Logo
Logo
Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018
POR: Equipe Valle
Temer acaba de decretar intervenção militar no Rio de Janeiro. Exército assume segurança pública no Estado
Intervenção Militar

Após a escalda na violência registrada durante a semana de carnaval no Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer resolveu interferir na situação e acaba de decretar intervenção na segurança pública do Estado. Segundo informou o Estadão, "O Exército irá assumir a segurança pública do Estado, com responsabilidade sobre as polícias. O interventor será o general Braga.



Pela Constituição, cabe ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), aprovar ou rejeitar a intervenção em dez dias. O próprio Eunício já havia se pronunciado sobre a necessidade da adoção de medidas estremas para conter a violência, durante discurso de abertura dos trabalhos do Senado, há uma semana.



Temer anunciou a decisão no final da noite desta quinta-feira, durante uma longa reunião com ministros e representantes do Congresso. O que caracteriza a intervenção militar no âmbito da segurança pública no estado é justamente a troca de comando da secretaria de segurança, que passará a ser comandada pleo general Walter Souza Braga Netto, que assumiu em 2016 o  Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro (RJ).



O novo comandante da segurança pública do Rio é natural de Belo Horizonte (MG). Ao longo de sua carreira comandou o 1º Regimento de Carros de Combate e  foi chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste. Durante os Jogos Rio 2016, atuou como Coordenador-Geral da Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do CML. Antes de assumir o CML era comandante da 1ª Região Militar (Região Marechal Hermes da Fonseca). Possui 23 condecorações nacionais e quatro estrangeiras.