Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Logo
Logo
Terça-Feira, 26 de Dezembro de 2017
POR: Equipe Valle
Goiás será incluído no programa Internet Para Todos
Política

O  ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Gilberto Kassab, anunciará nesta quarta-feira (27), a inclusão de Goiás no programa Internet para Todos que pretende garantir banda larga em todos os municípios do Estado. O anúncio será feito no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.

 

O programa Internet para Todos, do Governo Federal, tem sido implantado gradativamente em todos os estados brasileiros. São Paulo, Santa Catarina e Amazonas são alguns dos que já contam com o programa. A conexão é feita através da instalação de antenas que recebem sinal do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC).

 

O SGDC é o primeiro satélite brasileiro e foi lançado em maio deste ano ao custo de R$ 2,7 bilhões. O aparelho está estacionado a 36 mil quilômetros da Terra, na altura da linha do Equador e tem vida útil de 18 anos. Este satélite permite a cobertura de todo o País, inclusive nos oceanos, o que garante internet até mesmo nas plataformas de petróleo. O equipamento permite ainda o uso pela defesa nacional no combate ao tráfico de drogas, na educação e na saúde, com sinal de internet para escolas rurais e postos de saúde.

 

Em Goiás, 99 municípios não contam com serviço de banda larga e poderão ser beneficiados pelo programa. Para aderirem ao Internet para Todos as prefeituras precisam se cadastrar e oferecer um terreno para instalação da antena, segurança para o equipamento, além de assumir o custo da energia da transmissão do sinal e aprovar na Câmara Municipal a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para este serviço.