Sábado, 20 de Abril de 2024

Logo
Logo
Domingo, 29 de Outubro de 2017
POR: Equipe Valle
Falta de água chega às torneiras da população de Ceres, Rialma e região
Denúncia

O problema hídrico sofrido por varias cidades do interior de Goiás e região metropolitana está chegando cada vez mais forte nas cidades de Ceres, Rialma e região, que em vários bairros passaram praticamente cinco dias sem água nas torneiras.

 

A Saneago (Companhia Saneamento de Goiás), responsável pela distribuição e tratamento da água no estado, diz que a falta da água se dá pela diminuição drástica na vazão de rios, ribeirões e mananciais. A falta da chuva é um dos motivos da crise hídrica, entretanto, nos últimos meses investigações foram abertas para averiguar empresas e pessoas que possam estar desviando água de rios.

 

Rio das Almas

 

No final do mês de agosto de 2017 o juiz Leonisson Antônio Estrela Silva determinou que a usina de álcool CRV Industrial interrompesse a captação de água da Bacia do Rio das Almas, em Rialma, região central de Goiás.

 

De acordo com o magistrado, o procedimento é feito para irrigação do cultivo de cana-de-açúcar e pode gerar “impactos ambientais severos” na região.

 

Em nota, a CRV Industrial disse que possui o licenciamento para realizar a captação, mas o interrompeu espontaneamente até que a situação seja esclarecida.

 

Leonisson na época destacou que a captação de água no rio, que abastece várias cidades da região, é feita “sem qualquer controle ou observância da legislação pertinente”.

 

Racionamento

 

A Saneago tem reforçado que é fundamental que cada um faça uso racional da água tratada, pois desta forma será possível retornar a estabilidade do sistema e garantir fornecimento de água para áreas afetadas.

 

A companhia ainda reforçou que está tomando as medidas necessárias para amenizar a situação, no entanto, em alguns períodos do dia, o sistema pode não conseguir abastecer toda sua área de influência.

 

 

O Valle Noticias no dia (17/10/2015), já teria feito uma denuncia sobre o fantasma tenebroso da falta de água em Ceres, Rialma e região, veja no link abaixo.

 

https://goo.gl/g1yeiq