Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Logo
Logo
Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017
POR: Equipe Valle
Prefeitura de Ipiranga de Goiás realiza prevenção ao câncer de mama
Saúde

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células. Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula.  o não tratamento pode levar o paciente a óbito. Observando o grande números de casos na região a Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove a mobilização do “OUTUBRO ROSA” na Unidade Básica de Saúde do município para realizar um check-up com exames preventivos no intuito de localizar, informar, diagnosticar, prevenir e ajudar na cura nas mulheres do município.

 

A ação contou com palestras com a Dra. Michaella Justiniano Ribeiro com o tema “Prevenção do Câncer de Mama” e ainda uma palestra com a Dra. Bárbara Luiza Silva Paim com o tema “ Prevenção do Câncer de Colo do Útero. Ainda bate papo e dicas preventivas às participantes.

 

Na Campanha " Outubro Rosa" obteve a Coordenação do CRAS atendendo também todas as mulheres da comunidade com a  “Oficina da Beleza”, realizando escova, hidratação, cuidados, embelezamento das unhas e corte de cabelo. No primeiro momento foi realizado atendimento em mais de 200 pessoas.

Walesson Jonh Laureano da Silva, lembra que o município está mobilizado em uma ação nacional que é o "Outubro Rosa" chamado pelo Ministério da Saúde para chamar a atenção das mulheres quanto a prevenção do Câncer de útero e Câncer de Mama principalmente. Um convite às mulheres de forma especial neste mês a cuidar da saúde e fazer o exame preventivo e oportunidade de obter informação á conscientização da prevenção. As que necessitam da mamografia, recebem dos médicos a receita para receberem o diagnóstico do tratamento e a busca da cura.

 

A Secretária Municipal de Saúde e 1ªDama do município Beatriz Estela Godoi Queiroz,  lembra que essa é uma ação conjunta para atender as mulheres da zona rural e urbana, onde foi realizado um trabalho conjunto utilizando os Agentes Comunitários de Saúde, Centro de Referência da Assistência Social, Unidade Básica de Saúde e todos os meios de comunicação, a mídia local, rádio, jornal, carro de som e assim buscar e proteger todas as mulheres do município. Lembrando ainda que no município o índice ainda é elevado proporcionalmente aos dados nacionais, razão pela qual o município tem empenhado em cuidar e salvar vidas dos munípices. Beatriz defende que a prevenção ainda é o melhor remédio e todas as mulheres devem se prevenir.

 

A ação preventiva será também realizada nos distritos de Bom Jesus e Quebra Coco.