Sábado, 21 de Outubro de 2017

Logo
Logo
Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2017
POR: Equipe Valle
Rubiataba e mais nove municípios goianos ganham novas unidades de Colégios Militares
Educação

Em 2018, quando o projeto de ensino militar em Goiás completa 20 anos, mais dez municípios receberão unidades do modelo. Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Iporá, Padre Bernardo, Pires do Rio, Planaltina, Rio Verde, Rubiataba e Santo Antônio do Descoberto são as cidades contempladas.

 

As unidades vão funcionar em colégios estaduais já construídos e selecionados pela Polícia Militar em conjunto com a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o que garante o início das atividades já em 2018. O impacto orçamentário-financeiro previsto é de cerca de R$ 1,3 milhão em 2017 e R$ 5,4 milhões para cada um dos exercícios de 2018 e 2019. O número de vagas para as novas unidades deverão ser definidas tão logo a criação dessas unidades seja sancionada pelo governador Marconi Perillo.

 

O tenente-coronel Anésio Barbosa afirma que as práticas adotadas nas unidades de modelo militar que têm dado certo serão intensificadas. “Vamos implementar atividades que contribuam cada vez mais para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino militar em Goiás”, declarou.

 

No próximo ano, os Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CPMGs) oferecerão um total de 5.694 vagas para o ingresso de novos alunos, nos ensinos Médio e Fundamental. As vagas estarão distribuídas em 33 das 36 unidades dos colégios militares existentes em todo o Estado e serão preenchidas mediante sorteio. Metade delas, 2.847 vagas, são destinadas aos dependentes legais de militares do Estado de Goiás e a outra metade será concedida a dependentes da sociedade civil. São 3.540 vagas para o ensino fundamental e 2.154 vagas para o ensino médio.

 

Jovens que estão fora da escola e que pretendem voltar a estudar também poderão se candidatar, bem como estudantes com deficiência.

 

Inscrições

Não serão feitas inscrições por internet ou telefone. Os interessados em concorrer a essas vagas oferecidas deverão efetuar a inscrição apenas presencialmente, na própria unidade em que desejam estudar. As inscrições seguem abertas até 20 de outubro – elas foram abertas no dia 18 de setembro – e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Só será admitida uma inscrição por aluno.

 

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; cópia da carteira de identidade do responsável legal e declaração escolar de que está cursando a série anterior à pretendida. Candidatos que pretendem estudar no período noturno, no ato da inscrição, deverão apresentar comprovante de que trabalham durante o dia.

 

Sorteio

 

O sorteio está previsto para as 9 horas do dia 26 de outubro e acontecerá simultaneamente em todas as unidades que oferecem vagas. Todos os candidatos regularmente inscritos concorrerão às vagas, independente da presença dele ou de seus pais ou responsáveis durante o sorteio. A lista dos candidatos contemplados será divulgada, logo após a realização do sorteio, e afixada na unidade onde o mesmo foi realizado.

 

Prazos para matrículas

 

Os candidatos deverão ficar atentos aos prazos. A matrícula será realizada exclusivamente de 8 a 10 de janeiro de 2018, no CEPMG em que o candidato realizou a inscrição. A matrícula desses estudantes não será admitida após esse prazo.