Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017
POR: Equipe Valle
Tremor de terra assusta moradores de Estrela do Norte
Tremor de terra

eixou diversos moradores de Estrela do Norte com medo. Segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), o abalo foi de 3.2 pontos na escala Richter.

 

Habitantes da cidade relataram que o tremor desta quinta aconteceu por volta das 5h30. Muitos deles acordaram devido ao forte chacoalhar da terra e ao alto barulho provocado, o que pôde ser comprovado pela movimentação nos grupos de WhatsApp da região logo após o ocorrido.

 

Apesar do susto, o tremor durou poucos segundos. Conforme os relatos, os moradores não sentiram réplicas — tremores secundários, que ocorrem nos momentos seguintes ao abalo sísmico principal.

 

O professor George Sand Leão Araújo de França, pesquisador do Obsis, explica que novos tremores podem acontecer nas próximas horas. “Depois de uma atividade sísmica, a possibilidade de novos tremores sempre vai existir. Mas o que a gente espera é que sejam de magnitude menor que o primeiro”, comenta.

 

O especialista explica que atividades sísmicas do tipo são relativamente comuns na região norte do Estado. Esse foi o segundo fenômeno do tipo neste ano em Estrela do Norte, que em 2016 passou por um abalo de 3.7 pontos na escala Richter e, em março deste ano, por outro de 2.9.