Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Logo
Logo
Domingo, 27 de Agosto de 2017
POR: Equipe Valle
Córrego sucuri em Ceres está secando por falta de fiscalização dos órgãos competentes
Denúncia

Contrariando os discursos dos políticos que se dizem defensores do meio ambiente com as promessas de revitalização dos principais Córregos e nascentes do município de Ceres. O que se confirma na realidade nua e crua é o seu completo esgotamento do Córrego sucuri, sugando de seu leito até a última gota. Sim, conseguiram secar o Córrego sucuri. O Valle Noticias esteve na manha deste domingo (27/08), fazendo uma reportagem sobre o Córrego. Como se pode comprovar nas fotos abaixo, hoje o seu percurso termina antes de chegar ao leito do rio das almas. Triste sina. Duas perguntas: Por que não existe um sistema para garantir a água do córrego que chega até o rio. Outra: onde estão os órgãos fiscalizadores? Eles existem ou não? A impressão que se tem é que a Confusão não tem quem o defenda, quem lute por sua sobrevivência. Como se dele não dependêssemos.

 

A completa falta de investimentos em outras fontes de captação para o abastecimento da cidade com água potável vem obrigando, o já penalizado e combalido Córrego sucuri.

 

Duas vítimas dividem o ônus pela falta de investimentos: o Córrego sucuri e as centenas de famílias que sofrem, neste período de seca, com as torneiras vazias. Há inúmeros casos de moradores, principalmente nas partes altas do córrego, que estão passando até dois dias sem uma gota de água.    

 

À ESPERA DE SOCORRO

Resultado de anos de degradação as margens do Córrego, em lugar de matas ciliares, foram transformadas em pastos, deixando-as completamente desprotegidas.

 

Dada sua importância estratégica muito pouco tem sido feito para protegê-lo. Tanto os mananciais que o abastecem como suas margens carecem de um programa de revitalização. Na semana passada a Câmara de vereadores aprovou um projeto para fiscalizar Para diagnosticar e fiscalizar os problemas e apresentar um projeto com investimentos na proteção dos mananciais. Entre as medidas de maior urgência está de reflorestar a mata ciliar dos córregos e nascentes no município de Ceres.Mas ate agora foram feitos pelos referidos vereadores.

 

 

Imagens