Sábado, 27 de Abril de 2024

Logo
Logo
Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2017
POR: Equipe Valle
Farmácia Popular é fechada em Ceres
Saúde

O fim do financiamento do Ministério da Saúde levou ao fechamento, nesta sexta-feira (04/07),da Farmácia Popular de Ceres. 

 

A medida do Ministério da Saúde foi motivada pelo credenciamento de farmácias privadas que ofertam os mesmos medicamentos disponíveis na Farmácia Popular a preço subsidiado, bem como a distribuição gratuita dos remédios para o tratamento de diabetes e hipertensão, nos mesmos moldes adotados pela Farmácia Popular. 

 

As farmácias privadas conveniadas ao Ministério da Saúde através do Programa "Aqui tem Farmácia Popular", bem como a farmácia básica da Secretaria de Saúde continuarão a ofertar os medicamentos básicos de forma gratuita e/ou, em alguns casos, subsidiados.

 

O projeto da Farmácia Popular de Ceres surgiu em 2010,mas só em 2011 a unidade foi implantada. No início eram distribuídos 90 tipos de medicamentos, entre eles os de combate à hipertensão, diabetes e os antibióticos.

 

Agora, quem necessita desse serviço deve se dirigir a farmácia básica da Secretaria de Saúde e aos postos de saúde que ofertam os medicamentos básicos de forma gratuita, além das farmácias particulares conveniadas com ao Ministério da Saúde através do Programa "Aqui tem Farmácia Popular". 

 

Farmácia Popular no Brasil

O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal. As unidades próprias contam com um elenco de 112 itens, entre medicamentos e preservativo masculino, os quais são vendidos pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado.

 

A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de documento com foto, no qual conste seu CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. 

 

Somente a Rede Própria aceita receitas prescritas por dentistas.