Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Logo
Logo
Sábado, 27 de Maio de 2017
POR: Equipe Valle
Rianápolis realiza sua II Conferência de Saúde, I Conferência da Mulher e I conferência Promoção em Saúde
Saúde

Nesta quarta-feira (24) a Prefeitura Municipal de Rianápolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizou no Auditório da Câmara Municipal de Rianápolis a II Conferência de Saúde, I Conferência da Mulher e I Conferência Promoção de Saúde.

 

Logo pela manhã foi realizado o credenciamento de todos os presentes, realizado a abertura da conferência com a presença do Prefeito Municipal José Carlos, 1ª Dama do Município Ivonete Rosa de Paiva, Secretária Municipal da Saúde Maria Letícia, Presidente do Conselho municipal de Saúde Wagner Pina, representando todos os Vereadores Jouse Ribeiro Pereira e o palestrante Dr. Hussam Kamal Ed Dim Sammur.

 

O prefeito José Carlos lembrou os avanços junto a saúde municipal nos últimos anos, os momentos difíceis que o município atravessa frente aos repasses do governo federal e estadual. Pontuou a conquista do município em aplicar quase 25% na saúde, valores superiores aos índices exigidos por Lei que é de 15%. Agradeceu o empenho de todos os servidores e as conquistas frente ás campanhas epidemiológicas. Por fim lembrou as exigências do Ministério Público frente do “ponto eletrônico”, um controle maior junto aos médicos e prestadores de serviço na saúde do município. Pontuou ainda sobre os recursos serem poucos para cobrar uma maior prestação de serviços dos médicos e odontólogos no município de Rianápolis.

 

A Secretária Municipal de Saúde Maria Letícia alertou sobre a importância da participação da população em todas as conferências realizadas no município.

 

Representando os vereadores Jouse Ribeiro elogiou os gestores municipais e os presentes por Rianápolis ser uma cidade diferenciada em relação a salários de seus funcionários. (...)- “ Nós José Carlos, temos o orgulho de falar que recebemos os valores mais alto de nossa região, Graças a Deus. È bom que todos participem e intendam como funciona a saúde, a pontuação, as coisas eletivas e as emergências (...) Enfatizou Jouse.

 

Logo após Dr. Hussan  palestrou com o tema Programa de pactuações integradas e Sistema Único de Saúde (SUS), ouve a discussão sobre os temas.

 

Após o almoço Dr. Cláudio Campos Borges palestrou com o tema Atenção ás mulheres em situação de violência na atenção básica e ainda a palestra com José de Andrade da Silva com o tema Promoção de saúde. Após todas as palestras foram aberto espaço par discussões e considerações.