Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Logo
Logo
Terça-Feira, 23 de Maio de 2017
POR: Equipe Valle
Médicos da UPA são indiciados por homicídio culposo após morte de menino de 11 anos
Policia

A Polícia Civil de Inhumas concluiu nesta segunda-feira (22) uma investigação que culminou no indiciamento de dois médicos pelo crime de homicídio culposo. A vítima era uma criança de 11 anos de idade que teria sofrido negligências e imprudências praticadas durante atendimentos em uma unidade de saúde.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Humberto Teófilo, os médicos teriam ignorado o quadro de saúde do garoto. “Há provas robustas de que os sintomas apresentados pela vítima foram ignorados pelos médicos, que não tomaram as precauções que lhe eram exigíveis, pois, caso agissem com maior zelo, o evento morte teria sido evitado”, afirmou. “Os médicos liberaram o paciente sem que houvesse sua total e satisfatória recuperação agindo, assim, culposamente.”

O delegado conta que o menino foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município pela primeira vez no dia 26 de dezembro. “Ele estava com um quadro de febre, dor de cabeça e dores no corpo. Foram levantadas hipóteses, como enxaqueca ou dengue, mas mesmo assim ele não recebeu o atendimento apropriado”, revela.

Sem a melhora no quadro da criança, ela foi levada à mesma unidade novamente no dia 27. Foi atendida pelos mesmos médicos e, mais uma vez, teria recebido um atendimento de forma negligente. Os médicos teriam, inclusive, receitado que o menino fosse medicado com Ibuprofeno, contraindicado em casos de dengue.

“Na madrugada do dia 28, por volta das 3h da madrugada, ele foi levado mais uma vez para a UPA e houve a mesma conduta”, conta Humberto. “Depois disso, por volta das 7 horas ele foi levado a um hospital particular, de onde foi encaminhado ao Hospital Materno Infantil [HMI]”, pontua.

Apesar dos cuidados recebidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o menino acabou falecendo durante a madrugada entre os dias 28 e 29 de dezembro. Até o momento, a causa exata da morte continua indefinida, mas, segundo o delegado, está sendo investigada pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

Pela suspeita de negligência no atendimento da vítima, os médicos foram indiciados por homicídio culposo e o caso foi levado para o Conselho Regional de Medicinado Estado de Goiás (Cremego) para que seja instaurado um procedimento ético-disciplinar. O inquérito da Polícia Civil será encaminhado ao Ministério Público de Goiás (MPGO), cujos promotores poderão requerer a prisão dos investigados.

Humberto Teófilo ressalta que chamou sua atenção durante as investigações que as fichas de atendimento dos dias 27 e 28 de dezembro foram extraviadas da UPA. “Conseguimos as informações desses atendimentos por meio de fotografias dessas fichas que nos foram encaminhadas de forma anônima”, declarou o delegado.

Como não foi possível determinar a causa dos extravios, ninguém será responsabilizado pelo desaparecimento das potenciais provas.