Domingo, 04 de Maio de 2025

Logo
Logo
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2014
POR: Equipe Valle
Noite de homenagens da câmara municipal de Ceres
Sem Categoria

Em sessão solene realizada no auditório do Centro Cultural, a Câmara Municipal de Ceres promoveu nesta quinta-feira, dia 06, a entrega do Título Honorífico de Cidadão Ceresino, por meio de uma belíssima solenidade os parlamentares reconheceram aquelas pessoas que contribuem de maneira efetiva para o crescimento e engrandecimento de nosso município.

 

A homenagem da Casa legislativa é instituída na Lei Orgânica, outorgada por meio da concessão de honrarias. O Título Honorífico de Cidadão Ceresino visa homenagear personalidades nascidas em outras cidades, mas que se instalaram em Ceres e prestaram relevantes trabalhos à comunidade.

 

A concessão desse título honorífico é de competência privativa do vereador, a homenagem deve obedecer a alguns critérios, como a entrega de apenas um título por ano para indicação de cada parlamentar, a honraria é designada a toda pessoa física imbuída de elevado espírito público, que serão reconhecidos como ceresinos.

 

A solenidade contou com a presença da prefeita municipal, Inês Brito, do Promotor de Justiça Florivaldo Vaz de Santana, representando o Corpo de Bombeiros o Capitão Rhevisson Brito, o presidente da OAB Subseção Ceres/Rialma Dr. José Barreto, que compuseram a mesa, além de secretários municipais, servidores do judiciário, e toda comunidade prestigiaram o evento.

 

O Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Ceresino, além de ser apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, também precisa ser aprovado pelo plenário em votação secreta. Foram homenageados: a Srª Elza Mendes, pelo vereador Adriano Medeiros; Dr. Hiran Vieira Pinto, pelo vereador Marciliano; Joana Ferreira de Lima, pelo vereador Marcos Paulo; João Viana Grigório Neto, pelo vereador Jairo Teodoro; José Gabriel Ferreira, pelo vereador Glicério; Dr. Lázaro Alves Martins Júnior, pelo presidente da casa vereador Marco Antônio; Dr. Moacyr Tyroni Guimarães, pelo vereador Reiller Seabra; Pnilton Rodrigues de Faria, pelo vereador Norvandi e Valdezídio Tavarez dos Santos, pelo vereador Francisco.

 

 

 

 

 

Homenageada pelo vereador Adriano Medeiros (PRB), ELZA MENDES DE MEDEIROS  nasceu na cidade de Capinopolis - MG no dia 14 de Janeiro de 1956. Casou-se com Wander Rodrigues Andrade, no dia 19 de outubro de 1979 na cidade de Uberaba - MG, onde tiveram sua primeira filha, Monica. Em agosto de 1982 se mudaram para Ceres, onde construíram família e fizeram desta cidade um lar permanente. Logo depois, tiveram mais dois filhos, Maria Tereza e Wander Junior. Dona Elza seis empresaria,  proprietária da Academia Bio Forma, seu esposo tornou-se agropecuarista e posteriormente adquiriram vários imóveis na Cidade de Ceres. Elza uma mulher muito dinâmica e hospitaleira. A família cresceu e todos são moradores de Ceres, Os filhos se casaram, constituíram família e seguemsuas vidas nesta amada cidade.

 

 

 

 

 

Homenageado pelo vereador Marciliano Antonio Borges (PMDB), HIRAN VIEIRA PINTO nasceu na cidade de Cascalho Rico MG no dia 23 de fevereiro de 1955. Casado com a Sra Jovana Rosa Vieira com quem tem 2 filhos, Diogo e Flavio e 2 netos, Miguel e Mateus. Miran chegou em Ceres no ano de 1984, trabalhou nos Hospital Centro Goiano, São Pio X, São Pedro, foi Diretor da Clinica do hemocentro e Trabalha no Hospital Born Jesus desde 1987.

 

 

 

 

 

Homenageada pelo vereador Marcos Paulo Spinola (PP), JOANA FERREIRA DE LIMA nasceu na cidade de Ibiquera - BA no dia 29 de dezembro de 1948. Criada somente por sua mãe Maria Tiburcia, com seus 12 irmãos no estado da Bahia. Em busca de uma Vida melhor, sua mãe, em 1953 decidiu vir para Ceres. Joana chegou aqui com apenas 5 anos, presenciou toda a evolução desta cidade, desde a ponte de tambor ate a construção das pontes que interligam as cidades de Ceres e Rialma. Lembra-se de como era comum atravessarem de balsa antes da construção da ponte, e de quando a rodoviária era perto dos primeiros hospital de Ceres. Nesta terra se criou, começou a trabalhar aos 16 anos, casou-se com o Sr, Jose Timoteo, conhecido como Amigão, Tiveram 9 filhos, os quais Os enche de orgulho por terem se criado nesta mesma cidade e formado suas famílias. Joana Ferreira, desde sua vinda sempre residiu em Ceres, e sente gratidão a esta cidade por ter acolhido toda sua família e daqui ter tirado todo o sustento e as amizades conquistadas.

 

 

 

 

Homenageado pelo vereador Jairo Jose Teodoro (PT do B), JOAO VIANA GRIGORIO NETO nasceu na cidade de Capitão Poço - PA no dia 24 de novembro de 1960. Casado com Ediva Maria da Silva Viana, com quem tem 2 filhos, Tiago e Lutz Paulo. 6 comerciante ha 30 anos em Ceres no ramo de açougue e mercearia.

 

 

 

 

 

Homenageado pelo vereador Glicério de Moraes Mendes Junior (PSC), JOSE GABRIEL FERREIRA nasceu na cidade de Goiânia - GO no dia 14 de dezembro de 1943. Casado ha 32 anos com a Sra Laudelina Borges Nunes Ferreira, com quem tem 3 filhas: Sirlei, Stone, Simone e 4 netos. Jose Gabriel veio para Ceres com dois anos de idade. Já exerceu a profissão de lavrador, trabalhou na Escola Batista par 22 anos, na Ética Construtora e atualmente e aposentado. Chegou nesta cidade quando ainda era denominada CANG - colônia Agrícola e presenciou a desenvolvimento e crescimento de Ceres.

 

 

 

 

Homenageado pelo presidente da casa Marco Antonio Elias da Silva (PSB), LAZARO ALVES MARTINS JUNIOR nasceu na cidade de Paranaíba - MS no dia 24 de fevereiro de 1969. Casado com Ataalba França de Almeida Martins a cinco anos, com quem tem uma filha, Clarisse, Tomou posse na magistratura em setembro de 2005, em novembro de 2010 chegou em Ceres, Lazaro e graduado em direito, pos-graduado em direita publica e mestrado em direita, relações internacionais e desenvolvimento, todos os cursos Dela PUC-Goiás. Atualmente seis juízes de direito da Comarca de Ceres-Go e juiz membro da turma julgadora da Il Região, ambas vinculadas ao Tribunal de Justiça do Estado de Galas. Ministra aulas na graduação de direito da Unievangelica de Ceres. Tem experiência na área de direito e financeira, com Ênfase em direito. Possui vários cursos de farmácia complementar, muitas prêmios e titulas e artigos publicados, alem de participações em bancas de comissões julgadoras.

 

 

Homenageado pelo vereador Reiller Seabra de Birto (PSB), MOACYR TYRONE GUIMARAES nasceu na cidade de Guarda-Mar - MG no dia 12 de outubro de 1939, mais foi criado em Paracatu. Casada com Edith Cardoso com quem tem 4 filhos: Claudia, Carlyle, Vinicius e Tayrane. Mudou-se para Ceres em 1975 apos a conclusão do curso superior em medicina e especializava em ortopedia e traumatologia na UFG. No ano seguinte, juntamente com Eurípedes Meneses compraram dos médicos Valter Melo e Akira Sado, o então Hospital Santo Agostinha, hoje denominada Hospital Ortopedica de Ceres, se tornando socio-diretor administrativa ate maia de 2012. Durante todo periodo de residência no município, se manteve ativa atuando em prol da sociedade Ceresina em várias entidades, tais como: Ceres Clube Recreativa, Associação Medica de Ceres, Associação de Hospitais de Ceres, Lions Clube, Conselho Municipal de Saúde, Ceres Esporte Clube, Lar Espírita Sabina Andrade Ribeira, Sócio Fundador da Unicred e Unimed Vale do São Patrício.

 

 

 

Homenageado pelo vereador Norvandi Angelo da Silva (PT do B), PNILTON RODRIGUES DE FARIA nasceu na cidade de Doresopolis - MG no dia 09 de Janeiro de 1957. Solteiro, filho de Omar Rodrigues de Faria e Guiomar Pereira de Jesus. Reside em Ceres ha 30 anos. Professor do Estado ha 33 anos, assistente social voluntário ha 35 anos em diversas áreas. Conselheiro Tutelar da l Turma de 1996 a 1999, membro do Tribunal do Júri de Ceres, um dos fundadores daAssociação de bairros do Conjunto Bernardo Sayão - com vários mutirões de limpeza e trabalha contra a dengue na coleta de lixo do setor. Alem disso leciona aulas de reforço gratuitamente, em casa, para alunas vizinhas e aos que prestam concurso Público na Prefeitura.

 

 

 

Homenageado pelo vereador Francisco Lourenço da Mota (DEM), Valdezídio Tavarez dos Santos nasceu na cidade de Bonfim-MG  no dia 23 de junho de 194. Viúvo a 7 anos da srª. Raimunda Silva Santos. Valdezídio é agricultor. Chegou em Ceres a 55 anos, onde viveu na zona por 30 anos é atualmente mora na Cidade. Pai de cinco filhos, Helena Silva, Edmar Antonio, Edna Aparecida, Evani Patrícia e Elaine Francisca.     

 

 

 

Capitão Rhevisson-“ Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga do Título de Cidadão Honorário significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente e por prestar relevantes serviços ao Município ajudando no desenvolvimento da cidade e na promoção do bem comum”.

 

 

 

A, prefeita, Inês Brito ressaltou a conduta de cada homenageado que contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Ceres, com o profissionalismo e a competência com que realizaram suas funções. Por fim, parabenizou cada um dos homenageados.

 

“A Sessão Solene é um momento especial do Poder Legislativo. Talvez o mais importante, quando condecoramos pessoas que, por seus atos notórios, contribuíram pelo desenvolvimento de nosso município”, declarou o Promotor de Justiça Florivaldo Vaz de Santana.

 

Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Essa honraria serve como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e que todos manifestem sentimentos de cidadania, declarou o presidente da OAB Subseção Ceres/Rialma Dr. José Barreto.