Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Logo
Logo
Terça-Feira, 16 de Agosto de 2016
POR: Equipe Valle
Campus Ceres paralisa as atividades nesta terça-feira 16/08
Greve
O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano, assim como outras unidades e a própria Reitoria do Instituto, paralisam suas atividades administrativas nesta terça-feira, 16 de agosto. O motivo do movimento é o avanço, no Governo Federal, do Projeto de Lei Complementar 257/2016 e da Proposta de Emenda Constitucional 241/2016.
 
Se aprovadas, da forma como estão hoje colocadas, as medidas resultarão num progressivo sucateamento das instituições de ensino e de saúde públicas. A proposta do PL 257/2016, que renegocia as dívidas dos estados com a União, acaba por "jogar a conta" sobre os servidores municipais e estaduais. Além de medidas de congelamento de salários dos servidores e proibição de concursos públicos, há a possibilidade de retirada de benefícios como auxílio saúde.
 
Já a PEC 241/2016 é mais preocupante: caso seja aprovada, os gastos com Saúde e Educação seriam congelados por 20 anos, havendo apenas correção por inflação. Isso significa que, em todo o território nacional, não poderiam ser abertos novos cursos em universidades públicas ou Institutos de Educação Profissional (como os IFs), nem ampliados ou construídos novos centros de saúde, nem hospitais, por exemplo.
 
Assim, os servidores do IF Goiano têm executado as paralisações para tentar conscientizar os estudantes e a população da gravidade da situação por que o País passa. Infelizmente, são situações que somente serão sentidas caso os projetos já tenham sido aprovados - quando será tarde demais para lamentar.