Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quinta-Feira, 30 de Junho de 2016
POR: Equipe Valle
Corpo de Bombeiros de Ceres forma 3ª turma de Bombeiro-Mirim
Sem Categoria

Dezenas de alunos, militares e familiares estiveram presentes na solenidade de formatura do curso de Bombeiros Mirins no 6º Destacamento Bombeiro Militar do 6º DBM (Ceres).

 

O projeto Bombeiro Mirim foi iniciado em Ceres, com 28 alunos. Com a expansão, cerca de 90 já receberam as inúmeras orientações repassadas pelos agentes militares com missão de  executar  atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros.  

 

A formação de Bombeiro Mirim acarreta grandes mudanças na vida dos atores (Corporação), envolvidos e dos alunos da região, conforme o criador coordenador em Ceres.  “Durante a solenidade, vários alunos colocaram em prática toda a emoção da despedida de uns, e a felicidade de outros que continuaram recebendo treinamentos durante os seis meses de aprendizagem”, afirma.

 

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Divino Aparecido de Melo. Participaram da solenidade, junto com outras autoridades, entre eles o comandante local, Comandante do 6º DBM de Ceres, capitão Rhevysson Martins. Vereadores, secretários municipais, empresários e familiares que contribuem com o programa no município ao longo do ano.

 

O Comandante do 6º DBM de Ceres, capitão Rhevysson Martins, disse que o programa que iniciou em 2015, em Ceres, com 28 alunos e já conta hoje com 88 mirins no município, número que deve aumentar no próximo ano. O projeto se enquadra nos parâmetros da educação integral, as crianças participam de atividades esportivas e de formação cidadã no período em que não estão na aula.

 

Os alunos são supervisionados pelo coordenador Sargento Weliton Rodrigues da Silva. Alem de todo efetivo da corporação, que relatou a forma como são repassados os conhecimentos aos estudantes. “Essa é uma integração entre os municípios para que as crianças saibam que o projeto é um só. Nós realizamos diversas atividades com eles no contra turno da escola”, falou o coordenador do projeto.

 

O objetivo é que todos aprendam a olhar o próximo sem distinção alguma e cuidem do patrimônio público, além de outras responsabilidades.

 

“Esse programa colabora com a sociedade na formação de caráter desses adolescentes”. Nós temos o objetivo de formar cidadão, quando abraçamos esse projeto, afirmou o coordenador da turma, Sargento Wellington Rodrigues da Silva.  

 

Ao final da solenidade, como é de costume em formaturas de bombeiros, a turma de crianças foi “batizada” com um banho de mangueira. A terceira turma de bombeiros mirins de Ceres contou com 300 inscritos, mas havia vaga para apenas 29 crianças. Uma nova turma será formada com crianças de Rianaoilis, em janeiro de 2017 serão aberta escrições para crianças de Ceres e Rialma. 

Imagens