Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Logo
Logo
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2016
POR: Equipe Valle
Caps flor do cerrado em Ceres completa dois anos
Sem Categoria

Neste mês (25) de maio o Caps Flor do Cerrado de Ceres completa dois anos de muito trabalho junto á comunidade ceresina, sendo um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

 

Nestes dois anos os objetivos foram aprimorados e ampliados no acesso à atenção psicossocial da população em geral; Promoção á vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso álcool/drogas e suas famílias aos pontos de atenção; Garantindo  a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências. O CAPS também tem oferecido atendimento à população do município de Ceres, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Prestando atendimento em regime de atenção diária; Promovendo a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que os envolva na educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

 

A Coordenadora do CAPs Allyne Figueiredo, lembra que mesmo frente a tantas vitórias ainda á busca por melhorias. Tendo ainda como maior dificuldade reinserir os pacientes no meio social e muitos na própria família. Pacientes que na sua maioria chegam com sua alto estima abalada, vinculo familiar enfraquecido e outros problemas. (...) – “ é importante que essas pessoas que se recuperam aqui no CAPs tenham o reconhecimento de sua luta pela comunidade. É importante que todos sejam vistos como seres humanos”. (...) Enfatiza Allyne.

 

O aniversário foi comemorado pelos pacientes, familiares e profissionais do CAPs com um almoço e um bolo de aniversário. Muito festejado pelos presentes.Â