Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Logo
Logo
Segunda-Feira, 25 de Abril de 2016
POR: Equipe Valle
Professora e alunos da Escola Municipal Pequeno Príncipe realizam ações de intervenções no combate ao Aedes Aegypti
Sem Categoria

É notório que o mosquito Aedes Aegypti nos últimos tempos vem se tornando cada vez mais conhecido dos brasileiros e também no exterior, e tem causado grandes preocupações e receios em todos. É verdade que desde seu descobrimento até pouco tempo o Aedes Aegypti não causava grandes reboliços, todos tinham conhecimento de sua existência e mesmo assim, não foi dada a merecida atenção. Sem alarde, ele tornou-se mais forte e perigoso, sabe-se que antes a Dengue Clássica causava grandes desconfortos e a Dengue Hemorrágica podia até matar, mas agora, ele traz consigo além do vírus da Dengue mais dois tipos de vírus preocupantes: A Febre Chikungunya e o Zika Vírus, um dos causadores da Microcefalia, surge então, a necessidade de buscar os meios necessários para combater e exterminar esse mosquito.

 

No cenário mundial, pesquisadores, cientistas e estudiosos vêm buscando soluções para esse mal, todos empenhados na luta, no combate árduo e constante contra o monstruoso Aedes. Diante de todos os resultados que possam ser obtidos com as pesquisas, a melhor forma de combatê-lo, ainda é a conscientização da população sobre os seus perigos e agravantes. Cabe a cada cidadão conscientizar-se de que água parada é um prato cheio para o Aedes, e todos devem diariamente prevenir e combatê-lo, reduzindo as chances de sua proliferação.

 

Em nossa cidade o número de enfermidades relacionadas ao Aedes Aegypti vem crescendo e tornando-se preocupante. Já aconteceram óbitos confirmados por Dengue Hemorrágica e outros agravantes oriundos dos vírus transmitidos pelo mosquito em questão.

 

Um mosquito silencioso e que parece ser inofensivo não pode vencer. Diante desse patamar surgiu a necessidade das Secretarias Municipais de Educação e Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola lançar um concurso de intervenções que visem o combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

 

A comunidade escolar se organizou e está empenhada em realizar ações de intervenções conscientizando os educandos, os quais são o futuro de nossa nação, na luta e combate ao Aedes. “Ensina a criança no Caminho em que deve andar e mesmo quando for idoso não se desviará dele”. (Provérbios 22:6).

 

Ações essas, que visam conhecer, incentivar e tornar cada educando efetivo e participativo no combate e controle do Aedes Aegypti. Engajados nessa oportunidade de ampliar a aprendizagem nos diversos campos do conhecimento, contribuindo nas ações de pesquisas, prevenção, cuidado e proteção à saúde de nossos educandos e comunidade consideraram de suma importância desenvolver ações pedagógicas participativas e interdisciplinares de conscientização, mobilização da sociedade, valores e métodos para atuar no combate, controle e extermínio do mosquito na unidade escolar e sociedade em geral.

 

O projeto, Na Escola Municipal Pequeno Príncipe o Mosquito Aedes Aegypti não cria asas, tem como principal relevância atuar juntamente aos educadores, educandos, comunidade escolar, equipes de saúde e sociedade em geral na luta contra os criadouros do mosquito Aedes desenvolvendo ações de intervenção que visem o combate, o controle, a mobilização e a conscientização da sociedade ceresina.

 

Por: Profª especialista Erika Oliveira

Imagens