Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Logo
Logo
Domingo, 21 de Setembro de 2014
POR: Equipe Valle
Marconi lidera disputa com 41,1%, diante de 25,2% de Iris, aponta Grupom
Política

O governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, lidera a corrida eleitoral com 15,9 pontos de frente sobre o segundo colocado da disputa, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), mostra a terceira rodada da pesquisa Grupom, contratada pela Rádio 730 e pelo jornal Tribuna do Planalto. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, o tucano tem 41,1% das intenções de votos, diante de 25,2% obtidos pelo peemedebista.

O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, aparece na terceira colocação, com 10,1% dos votos. O candidato do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, está na quarta posição, com 6%. Os eleitores indecisos somam 8,7% dos entrevistados, mesmo índice da rodada anterior, e 7,5% afirmam que votariam em branco ou nulo, diante de 5,8% verificados no levantamento passado.

VOTOS VÁLIDOS E ESPONTÂNEA

O governador Marconi Perillo está a apenas 0,9 ponto porcentual da vitória no primeiro turno, mostra o cálculo de votos válidos feitos a partir dos votos totais aferidos pela pesquisa Grupom. O tucano tem 49,1% dos votos válidos, diante de 30,1% obtidos por Iris.

Vanderlan aparece com 12% dos votos válidos, e Gomide, com 7,2%. A candidata do PCB, Marta Jane, tem 1,1%, Professor Weslei Garcia tem 0,4% e Alexandre Magalhães aparece com 0,1% dos votos válidos da pesquisa. É em votos válidos que a Justiça Eleitoral apresenta o resultado da eleição, por meio da exclusão de votos brancos e nulos.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor indica livremente os candidatos de sua preferência, Marconi lidera com 28,6% das intenções de votos. Iris aparece com 15,1%. Vanderlan Cardoso tem 7,1% e Antônio Gomide, 7% das intenções. Segundo o levantamento, 45,6% dos eleitores se disseram indecisos quanto à escolha do candidato a governador.

SEGUNDO TURNO

O governador Marconi Perillo lidera todos os cenários de segundo turno. A menor vantagem é para o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) e a maior, contra o ex-prefeito de Anápolis Antonio Gomide (PT).

Quando o adversário é Iris, Marconi tem 49,3% das intenções e o peemedebista aparece com 33,5%. Em votos válidos, Marconi tem 59,5% dos votos, diante de 40,5% de Iris. Num suposto confronto com Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi tem 52,7% das intenções e o pessebista, 26,7%. A frente do tucano nesta simulação é de 26 pontos porcentuais, quase o dobro. Em votos válidos, o governador tem 66,4% e o ex-prefeito de Senador Canedo obtém 33,6%.

No confronto com Gomide, Marconi tem 54,5% dos votos totais, diante de 22,1% obtidos pelo petista. Nessa simulação, a frente do governador sobre o ex-prefeito é de 32,4 pontos porcentuais. Em votos válidos, Marconi alcança 71,2%, diante de 28,8% obtidos por Gomide.

REJEIÇÃO

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) lidera os índices de rejeição dos candidatos ao Governo de Goiás, mostra a última rodada da pesquisa Grupom. Segundo o levantamento, 31% dos eleitores entrevistados afirmam que não votariam de jeito nenhum no peemedebista.

O governador Marconi Perillo (PSDB), que lidera a corrida, tem 28% de rejeição e aparece na segunda posição no índice. Na comparação com a rodada anterior da pesquisa, publicada em 11 de setembro, o tucano reduziu seu índice de rejeição em 1,3 ponto porcentual (era 29,3%). Já a rejeição a Iris subiu 2 pontos porcentuais (era 29% na rodada anterior).

METODOLOGIA
A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 delas o resultado seria o mesmo.

 

Mais Goiás.