Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Logo
Logo
Terça-Feira, 15 de Março de 2016
POR: Equipe Valle
Dolcídio desagradou geral. Ou será que agradou?
Política

Com sua delação premiada, o senador Delcídio do Amaral conseguiu agradar todo mundo desagradando todo mundo. E vice-versa. Não entendeu?

Repara:

- ele agradou a oposição porque colocou lenha na fogueira contra o PT, Luiz Mercadante (ministro da Educação), Lula e a presidente Dilma;

- agradou o PT porque enrolou também o presidente do PSDB, Aécio Neves;

- desagradou geral o PMDB porque colocou corda no pescoço de gente graúda como Renan Calheiros (presidente do Senado), Eduardo Cunha (presidente da Câmara) e Michel Temer (presidente do partido e vice-presidente da República;

- desagradou o Senado por envolver outros colegas;

- agradou a gente, que quer tudo bem explicado, nos mínimos detalhes, sem direcionamentos partidários, sem proteções estratégicas e estranhas de nomes pontuais, e sem acobertamentos inexplicáveis.

E desconfia-se que, tentando se agradar (livrar-se de uma cassação e da prisão), também desagradou: sua delação, se era peça de salvação, pode resultar em cassação sumária.

Não dá para saber o que vai acontecer com a delação do Delcídio. Mas dá pra dizer que foi o tipo de coisa que tira rugas: por tão abrangente, e ‘ecumênica’ nos envolvimentos políticos (oposição e situação junto), acabou dando ao momento vivido pelo País um sentido pouco visto de clareza.

Sim, porque não há como ficar mais claro que uma coisa é o jogo político em curso entre governo e oposição. Todos querem o poder e estão lutando com suas armas por isso.

E outra coisa é a corrupção. Enfim, infelizmente, corrupção não é patrimônio de ninguém. É mal de tentáculos múltiplos.

Isso não é desculpa para ninguém ir às ruas. Mas é razão suficiente para, nos protestos e nos pensamentos bem íntimos, cada um saber separar uma coisa da outra. E lutar a luta necessária, jamais a luta com a qual querem nos iludir – ou seja, luta alheia, não nossa verdadeiramente.

Acabar com a corrupção é vê-la onde estiver. E ela está em todo lugar, inclusive no espelho.

Por onde começar o combate? Você decide.