Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Logo
Logo
Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2016
POR: Equipe Valle
Major Lopes diz que sem terra tem até dia 24 para desocupar fazenda Sibéria
Sem Categoria

O mandato de reintegração de posse da Fazenda  Sibéria, expedido pelo juiz substituto, Alassandro Manso e Sila de Rialma, deve ser cumprido ate (24/02). A decisão foi deliberada pela Comissão de Conflitos Fundiários da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) durante reunião realizada nesta segunda-feira (01/02), na Sala da secretaria de Segurança Pública. A propriedade, que está localizada no município de Rialma Goiás, e pertence a familia do saldoso Issa Bitar. A Sibéria, está ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde o dia (17/01). O número de ocupantes, de acordo com informações do MST, é de 2 mil famílias.

 

A reunião teve a participação de representantes do Poder Judiciario, Ministerio Publico, Policia Civil, Policia Milita e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

 

Na reunião ficou definido que o MST terá até às 18h do dia 24 de fevereiro para se retirar das terras. Caso isso não ocorra, no dia 24 de fevereiro os Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil ficam autorizados a deflagrarem a operação de retirada coercitiva. De acordo com ata da reunião “a ação deverá ser dentro do procedimento operacional padrão da PM, sem colocar em risco os componentes dos órgãos de segurança e primando pelo respeito aos direitos humanos e à ordem pública.

 

Segundo o Major Lopes comandante da  22ª CIPM que englobar 19 cidades da região, se acaso não houver uma desocupação de maneira paciifica a Polícia Militar  podera utilizar todo efetivo cerca de 500 homens da da  22ª CIPM, alem do Batalhão de Polícia de Choque de , Companhia de Operações Especiais, Regimento de Polícia Montada e o Grupo de Rádio Patrulha Aérea (Graer), na retirada dos invasores da fazenda Sibéria